A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados.

Para que serve

A acupuntura utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como:

Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada como tratamento complementar de alergias, como rinite e asma, náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo.

A única contraindicação da acupuntura, assim mesmo relativa, são os distúrbios da coagulação sanguínea. As aplicações mais comuns da acupuntura são a Fisioterapia, a Medicina, a Odontologia, como alternativa à analgesia farmacológica e a Psicologia, como coadjuvante da psicoterapia, no tratamento de diversos distúrbios emocionais.

Caso tenha alguma dúvida ou queira maior esclarecimento de como a Acupuntura atua para combater esse males, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudar!